sexta-feira, 30 de julho de 2010

Redes Sociais ou Web 2.0 nas Empresas

Twitter, Facebook e MySpace são exemplos de redes sociais que estão hoje em dia a tornar-se ferramentas muito utilizadas por empresas, pois para estas são ferramentas eficazes e fundamentais no mercado de trabalho.

Muitas empresas, como sabemos, utilizam esta estratégias de marketing para tornar a marca mais acessivel aos seus clientes, informando de todas as actualizações, desde lançamentos de produtos, promoções e ofertas. Torna-se assim uma forma interactiva e em tempo real de estar em constante contacto com o cliente, limitando-se a partilhar informação e recolher opiniões, podendo correr o risco de serem inundadas com reclamações.

As empresas utilizam o potencial das redes sociais como laboratórios onde podem fazer verdadeiros estudos de mercado com uma velocidade muito superior á tradicional e sem os custos.

As caracteristicas principais das redes sociais são:

- Inteligência
O grupo olha de fora como um todo e a empresa efectua a estratégia com o efeito das comunidades. Criação de novos produtos aproveitando a criatividade e dinâmica das multidões. Aperfeiçoamento dos produtos utilizando o espírito participativo das multidões.

1-Um grupo encontra soluções optimas ou de acordo com o desejo do mercado.
2-A empresa adapta-se e aproveita a informações vinda das comunidades.
3-A empresa fornece ferramentas para estimular a criação e a fidelização dos clientes
4-O grupo aproxima-se da empresa discutindo sobre ela ou o sobre o mercado.

- Democracia
Liberdade para participar e participar à vontade. O consumidor tem o controle de aceder aquilo que deseja.

Qualquer pessoa com acesso à internet pode participar de fóruns, comentar blogs e dar opiniões sobre produtos, como menos barreiras. As pessoas estão no controle, pois procuram aquilo que querem.

- Segmentação
É mais fácil explorar novos nichos e novos negócios, pois a internet quebra as barreiras de comunicação.

Sem distâncias ou barreiras, os produtos e serviços muito especificos, voltados para uma audiência especifica ganham visibilidade e novas oportunidades de negócio.

- Velocidade
Propagação de ideas e marketing viral. Com os blogs, foruns, chats e comunidades, a propagação de ideias espalha-se muito rápido.

Como pode uma empresa sobreviver neste novo ambiente?

A empresa deve monitorizar a internet, ou seja, acompanhar comunidades e foruns de discussão, verificar e consultar a opinião dos clientes sobre a sua empresa.

O segundo passo será recolocação ou colocação do produto, ou seja, deve inverter o relacionamento com o mercado e com a imprensa, posicionar-se perante as necessidades dos clientes e assumir uma postura de transparência.

Em relação ao mercado deve tomar uma acção, ou seja, encontrar uma comunidade em torno da sua marca, envolver os clientes com a empresa e a criação de produtos e humanizar a empresa inspirando confiança.

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